quinta-feira, 25 de outubro de 2012

GENGIBRE !

GENGIBRE: PODEROSA ESPECIARIA
 
O gengibre, de nome científico Zingiber officinale, é uma erva perene que cresce na Índia, na Jamaica e na China. Esta planta é mundialmente conhecida e apreciada como especiaria, devido às suas características aromatizantes, tendo as suas propriedades concentradas na raiz que, em geral, constitui a parte mais apreciada da planta.
 
Devido aos seus constituintes, o gengibre tem uma acção estimulante da secreção salivar e gástrica, aumentando o tónus da musculatura intestinal e os movimentos peristálticos (movimentos musculares do intestino grosso), sendo estas acções atribuídas às substâncias picantes. Pelo facto dos seus constituintes activos actuarem principalmente ao nível do aparelho digestivo, pode ser útil em casos de falta de apetite e digestões difíceis. Graças ao seu poder carminativo (propriedade de controlar gases dos intestinos ou combater a flatulência) ajuda a combater a flatulência e a impedir a formação de gases. Estudos realizados em animais sugeriram que os componentes encontrados no gengibre podem ser gastro-protectores contra diversos agentes stressantes. Acredita-se que a acção protectora gastrointestinal é promovida pelo aumento da resistência da mucosa e potencialização do mecanismo de defesa contra substâncias agressivas.
 
Tem ainda um efeito positivo em situações de problemas respiratórios, sendo um excelente anti-séptico (substâncias que impedem ou inibem o crescimento dos microrganismos que causam enfermidades) e anti-inflamatório, pelo que a utilização da raiz de gengibre se pode revelar benéfica em casos de constipações e gripes.
 
Pelas suas propriedades anti-inflamatórias, é também indicado para casos de artrite e reumatismo. Constatou-se que o gengibre produz alívio da dor e do edema em pacientes com artrite reumatóide, osteoartrite ou desconforto muscular, já que inibe a síntese de substâncias inflamatórias pelo organismo. Os orientais costumam aplicar compressas de gengibre sobre as zonas dolorosas para aliviar dores articulares e musculares.
 
Os constituintes que lhe conferem o sabor picante, actuam ao nível do sistema circulatório, estimulando a circulação podendo ajudar em casos de frieiras e má circulação periférica.
 
Através de vários estudos realizados, verificou-se ainda que o gengibre é um eficaz antiemético (substância que evita o vómito), ou seja, útil em casos de enjoos, tanto provocados pelo movimento (viagens de avião, barco, carro, etc.), como originados por situações pós-operatórias. Outro ponto positivo desta planta é o facto de a característica antiemética do gengibre não desencadear efeitos secundários desagradáveis, como é o caso da sonolência.
 
O extracto de raiz de gengibre é facilmente encontrado em ervanárias e lojas de produtos naturais. A dose diária recomendada é de 500 a 1000mg por dia.
 
O gengibre consegue aliar um efeito terapêutico a uma utilização como especiaria, conseguindo assim, ao mesmo tempo que confere óptimo sabor aos alimentos, ajudar na saúde do organismo.   

Tiago Gonçalves Cabeleira (NATUROPATA)
 
 

Sem comentários:

Enviar um comentário