quinta-feira, 25 de outubro de 2012

Um dia....

Um dia..... Um dia hei-de estar aí em baixo a olhar para cima <3

GENGIBRE !

GENGIBRE: PODEROSA ESPECIARIA
 
O gengibre, de nome científico Zingiber officinale, é uma erva perene que cresce na Índia, na Jamaica e na China. Esta planta é mundialmente conhecida e apreciada como especiaria, devido às suas características aromatizantes, tendo as suas propriedades concentradas na raiz que, em geral, constitui a parte mais apreciada da planta.
 
Devido aos seus constituintes, o gengibre tem uma acção estimulante da secreção salivar e gástrica, aumentando o tónus da musculatura intestinal e os movimentos peristálticos (movimentos musculares do intestino grosso), sendo estas acções atribuídas às substâncias picantes. Pelo facto dos seus constituintes activos actuarem principalmente ao nível do aparelho digestivo, pode ser útil em casos de falta de apetite e digestões difíceis. Graças ao seu poder carminativo (propriedade de controlar gases dos intestinos ou combater a flatulência) ajuda a combater a flatulência e a impedir a formação de gases. Estudos realizados em animais sugeriram que os componentes encontrados no gengibre podem ser gastro-protectores contra diversos agentes stressantes. Acredita-se que a acção protectora gastrointestinal é promovida pelo aumento da resistência da mucosa e potencialização do mecanismo de defesa contra substâncias agressivas.
 
Tem ainda um efeito positivo em situações de problemas respiratórios, sendo um excelente anti-séptico (substâncias que impedem ou inibem o crescimento dos microrganismos que causam enfermidades) e anti-inflamatório, pelo que a utilização da raiz de gengibre se pode revelar benéfica em casos de constipações e gripes.
 
Pelas suas propriedades anti-inflamatórias, é também indicado para casos de artrite e reumatismo. Constatou-se que o gengibre produz alívio da dor e do edema em pacientes com artrite reumatóide, osteoartrite ou desconforto muscular, já que inibe a síntese de substâncias inflamatórias pelo organismo. Os orientais costumam aplicar compressas de gengibre sobre as zonas dolorosas para aliviar dores articulares e musculares.
 
Os constituintes que lhe conferem o sabor picante, actuam ao nível do sistema circulatório, estimulando a circulação podendo ajudar em casos de frieiras e má circulação periférica.
 
Através de vários estudos realizados, verificou-se ainda que o gengibre é um eficaz antiemético (substância que evita o vómito), ou seja, útil em casos de enjoos, tanto provocados pelo movimento (viagens de avião, barco, carro, etc.), como originados por situações pós-operatórias. Outro ponto positivo desta planta é o facto de a característica antiemética do gengibre não desencadear efeitos secundários desagradáveis, como é o caso da sonolência.
 
O extracto de raiz de gengibre é facilmente encontrado em ervanárias e lojas de produtos naturais. A dose diária recomendada é de 500 a 1000mg por dia.
 
O gengibre consegue aliar um efeito terapêutico a uma utilização como especiaria, conseguindo assim, ao mesmo tempo que confere óptimo sabor aos alimentos, ajudar na saúde do organismo.   

Tiago Gonçalves Cabeleira (NATUROPATA)
 
 

quarta-feira, 24 de outubro de 2012

Que cheirinhoooo...

Já estreámos a nossa "branquinha".
A roupinha saiu bem cheirosaaaa...hmmmmmmm :)

100% genuínas!

Hoje vi este pequeno vídeo, e dei por mim a sorrir.
 
Todos nós devíamos partilhar e dar um bocadinho de nós aos outros. Assim como as crianças, que o fazem tão naturalmente e genuinamente
 
 
 
:)

terça-feira, 23 de outubro de 2012

Londres

Não, não vou a Londres. Era óptimo, mas não vou. Mas foi como se fosse. Uma tarde de Domingo em Londres. Fui ver a peça no Teatro Aberto interpretada pela CARLA MACIEL. Só ela. Ela e nós, a plateia. Desta vez, fiquei na Sala Vermelha. Uma sala muito mais pequena (comparada com a Azul) e muito mais acolhedora. Logo aí, parecia que nos estávamos a envolver na história. Pelo que percebi, era mesmo a história da vida da própria actriz.
 
Ao princípio pensei que fosse um relato de uma viagem a Londres ou coisa do género. Mas não. Tudo começou com "A DOENÇA". O cancro do pai. O motivo da ida a Londres. Não uma Londres animada, mas uma Londres passada no Hospital. Hotel. Hospital. Com muitas peripécias e histórias pelo meio. Gostei particularmente da do "chá" de funcho :) naquele momento, apetecia-me mesmo beber aquele chá quentinho com cheirinho a funcho. Fiquei a saber que funcho em inglês é FENNEL.
E também gostei da história da amiga que queria ser actriz. Ela e a amiga passavam tardes a ver filmes a preto e branco. Daqueles antigos, com aqueles actores de época muito conhecidos. Tipo Lauren Bacall & Humphrey Bogart. Até passou um breve excerto de um dos filmes e tudo.
 
Gostei da ligação entre a interpretação e o cenário. Ela, ora escrevia no pc com o mote do que ia falar, ora voltava-se para a câmara onde interrogava e questionava sobre vários aspectos, ora mostrava as radiografias do pai... Enfim, fazia uma série de coisas em simultâneo, ao mesmo tempo que ia falando. Gostei muito.
 
Peça super pontual. Começou e acabou on time.
Peça profunda, que acaba por ser uma autobiografia emocionante e para reflexão.
LONDRES.
 
Recomendo.

Baaah

Há sempre aquelas viagens de metro intermináveis.... Hoje foi uma delas.

 
 
Bah.

quinta-feira, 18 de outubro de 2012

Bed * Bed * Bed *

Com este tempo, sabe mesmo bem estar na caminha, com roupinha quentinha (isso inclui pijaminha de meia estação e uma colchinha fofinha), por isso uma boa noite e durmam bem quentinhossss ***
e de preferência de conchinhaaaa <3



Já se inscreveram?

Tal como aconteceu o ano passado, este ano, a Comunidade Vida & Paz - Associação que intervém em inúmeras actividades e que presta apoio a todos aqueles que necessitam, nomeadamente os sem-abrigo - vai realizar mais uma Festa de Natal.
 
Já estão abertas as inscrições para quem quiser colaborar, como Voluntário.
Há várias áreas, desde a recepção das pessoas, passando pela sessões de leitura/lazer, até à secção das roupas.
 
O ano passado ajudei nesse último sector. Este ano, como queria experimentar outra área, inscrevi-me nos Presentes - vou ajudar a distribuí-los e a entregá-los a todos os que passarem por lá.
 
Sabe bem ajudar quem realmente precisa, e sentir-me útil.
 
EU VOU, e vocês?
 
Para mais info.:
 
 
» Plataforma de inscrição: http://www.voluntario.cvidaepaz.pt/Bemvindo



Qual Longoria qual quê.... LOL

Ora bem, a Joana da Casa dos Segredos 3 disse que a achavam igualzinha à Eva Longoria. Pois eu cá acho que ela é mais parecida com a Snooki.
Vejam lá as semelhanças! ;)


Cirque du Soleil !

Estou tão entusiasmada, e o espectáculo é só em Abril de 2013!
Vai ser a minha estreia no tão falado e elogiado Cirque du Soleil, e ainda por cima em homenagem ao meu MJ. Aiiii, vai ser um máximoooo! =D
 
Mal posso esperar para ter o meu "bilhete dourado" nas minhas mãos!
 
Já fui espreitar uma amostra do que vai sair dali....

É tempo delas!

A verdade é que entrámos em grande no OUTONO. O tempo mudou logo.
 
É tempo da chuva, de algum vento, do frio....e também das GALOCHAS !
 
Pois é, as minhas já foram "passear" este ano.


Surpresa super colorida!

Graças à RAINHA DOS CUPÕES, fiz download de uns da Hussel :)
50% de desconto nas GOMAAAAASSSSS! :D
 
Depois de saber disto, o que é que aconteceu...?
 
Hussel do Chiado - sacar todo o tipo de gomas e gominhas para dentro dum sacão!
 
RESULTADO: saco CHEIO. Ultrapassou 1 kg. Ehehehe. Mas valeu a pena. Era uma surpresa para o meu Príncipe <3


PS: Para adquirirem os vossos cupões, acedam aqui e façam download:

terça-feira, 16 de outubro de 2012

A nossa babe :D

Acabou de chegar a nossa baby branquinha em folha :)
Tem tons de azul que combina com os azulejos da cozinha e tem tantos botões que me deixa aos pulinhos de contentamento e de entusiasmo para poder experimentá-la. Aiii...a roupinha vai ficar tão cheirosaaaaaa e fresquinha..... :)

domingo, 14 de outubro de 2012

Mais um bolinho... :D

Um Domingo em casa...um bolinho no forno :)
 
Desta vez, decidi adicionar erva-doce, mel, raspas de limão & canela.
 
O meu Príncipe provou a primeira fatia, e acho que gostou (:
 
Aqui fica como ficou:




quinta-feira, 11 de outubro de 2012

WE CAN !





Papalagui

Papalagui é um bestseller internacional, da autoria de Tuiavii de Tiavéa, e é um livro que integra o Plano Nacional de Leitura, com mais de 1.000.000 de exemplares vendidos em todo o mundo.
 
Papalagui é uma palavra utilizada pelos samoanos (povo indígena das ilhas de Samoa), como consequência da reacção ao avistar os primeiros ocidentais que chegaram à ilha.
 
Papalagui significa homens brancos, estrangeiros, isto é, os europeus. Ao fim e ao cabo, nós somos os Papalagui.
 
Aqui fica um breve levantamento de "expressões samoanas" que eu achei particularmente castiças:

* Siva = dança nativa
* Malaga = viagem
* Fono = festividades
* Alii = cavalheiros
* Tuiga = adorno de cabeça
* Aitu = espírito maligno, demónio
* Aiga = família
* Siamanis = Alemanha
* Fafali = França
* Peletenoa = Inglaterra
* Pfui-pfui = prisão
* Alii sili = Senhor
* Tussi = letra / tussi-tussi = escrevedor de letras
* "Caixas de pedras" = casas
* "Caixas de vidro" = lojas; estabelecimentos de comércio
* "Metal redondo e o papel pesado" = dinheiro

Não conhecia o livro, mas li-o muito bem. Tem uma escrita acessível, e descobri termos e significados que desconhecia.
 
Além disso, fez-me reflectir sobre algumas coisas da vida, tais como a alusão às notícias que vêm nos jornais ("os muitos papéis"), e como isso afecta a mentalidade e as relações humanas e sociais. De facto, raramente ligo a televisão para ver as notícias. São só desgraças e misérias atrás de misérias. E são tão repetitivas. As notícias que passam na tv, as notícias que saem nos jornais deixam-me deprimente e desmotivada. Não pode só haver coisas más. Certeza que existem coisas boas, positivas e alegres para transmitir às pessoas. E eu sei que o nosso País tem coisas boas.
 
Outro dos aspectos de reflexão é o capítulo referente às "Profissões dos Papalagui e a confusão que delas resulta": segundo a perspectiva dos samoanos, cada um de nós deveria saber fazer mais do que uma coisa, pois eu acredito que todos nós somos capazes de aprender e de executar mais do que um ofício, independentemente do nosso curso/formação. O Homem não deveria viver fazendo sempre a mesma coisa e seguindo sempre a mesma profissão. Sou apologista e uma crente que todos nós temos "dons polivalentes" para " mil e uma coisas".
 
No meu caso, eu não quero, nem vou ser, tussi-tussi para toda a vida. Hei-de experimentar outras coisas, porque o mundo e a vida estão repletos de coisas novas, coisas por explorar, terrenos por pisar, dons por descobrir.
 
PS: este livro foi-me recomendado por uma pessoa especial. Um obrigada a ela (:
 
 
 
 


sexta-feira, 5 de outubro de 2012

Concerto JLO - 5.10.2012

Há muito tempo que não ia a um concerto... Retomei estas "andanças" na 6ª feira passada (Feriado), com a estrondosa JLO no Pavilhão Atlântico!
 
Adorei! Músicas cheias de ritmo, com um toque latino à JLO, grandes ecrãs para vê-la a bombar! A mulher teve dois filhos (gémeos) e está super em forma, mexe-se que é uma beleza!
 
Mas eu também me mexi: do princípio ao fim. Este não era, de todo, um concerto para se ficar sentado, feito mono, sem ter reacção às músicas. Isso para mim não dá.
 
Pulei, dancei, bati palmas, mexi os braços para o lado e para o outro, cantarolei as letras, vibrei nos refrões, e ainda tentei (mas foi uma tentativa falhada) animar a ala onde eu estava. Bem podia ter subido e descido aquelas escadas vezes sem conta. As pessoas ficariam na mesma e a pensar o mesmo: "Esta deve ser maluca"... Enfim...missão abortada... Não consegui puxar pelos "zombies"...
 
Único senão: começou 30 minutos depois e acabou antes do tempo.
Segundo a lista das músicas, ficaram 2 ou 3 por cantar...ainda por cima, uma de que eu gosto muito "Ain't it Funny".
Acabou de forma abrupta. Ainda gritei e chamei-a de volta. Lá voltou. Cantou a "Dance Again". Saiu do palco. Voltei a chamá-la. Eu e mais meia dúzia de gatos pingados...Não resultou... o "chamamento" foi tãoooo fraquinho, metade das pessoas que lá estavam já tinham saído...por isso, quando demos conta, JLO já tinha desaparecido e já estavam a desmontar o palco e as senhoras a limpar o recinto... :s
 
Ainda assim valeu a pena!
 
Aqui fica aquela música que ficou por cantar: