quinta-feira, 31 de maio de 2012

Que tempo este....

Hoje à tarde estava eu na rua, a apanhar aquele bafo intenso, quando, assim do nada, cai-me um pingo mesmo em cima da cabeça. E eu pensei: - "Será possível?" Olho para o céu e vejo meia dúzia de gotas a cair....mas por fracções de segundos, porque logo a seguir parou.

Realmente...há coisas...inexplicáveis (ou não). Cada vez mais acredito que caminhamos em direcção a um clima tropical. Com um calor destes, uma atmosfera pesada e densa, e a chover (ou melhor, a cair pingos), só pode ser tropical.

A verdade é que, tudo isto está a mudar, e tudo parte do Cosmos. A Sociedade está a mudar. E nós, também vamos mudar, quer queiramos quer não. Vamos ter de nos adaptar para as mudanças que se avizinham... E isto da crise é só o começo...



Próxima Gala de Domingo!

Quem é que costuma ver os Ídolos? Já têm algum preferido? ;)

O tema da próxima gala (2ª) são canções do "Século XXI". Aqui fica a lista:

Domino de Jessie J
Drops Of Jupiter de Train
Forget You de Cee-Lo Green
Last Nite de The Strokes
Mama Do de Pixie Lott
O Amor é Mágico de Expensive Soul
Put Your Records On de Corinne Bailey Rae
Seven Nation Army de The White Stripes
Sex On Fire de Kings of Leon
You Give Me Something de James Morrison

Não sabemos é quem fica com que canção... Palpites?


Eco Garrafas!

Existem de várias cores, conservam a água, são fáceis de transportar, não são descartáveis e são amigas do ambiente. São as chamadas Eco Garrafas da Tupperware!
Esta foi prendinha da Mumi <3


Para mais info: http://www.tupperware.pt/xchg/pt/hs.xsl/1109.html

Pezinho ao léu! :D

Hoje estreei as minhas sandalocas novas

Aquisição: Lefties

segunda-feira, 28 de maio de 2012

Rubrica Semanal: A Saúde pela Natureza!

Desta vez é sobre uma semente - a LINHAÇA :)


SEMENTES DE LINHAÇA: FORTE PROTEÇÃO

A linhaça, Linum usitatissimum L., é a mucilagem solúvel obtida a partir das suas sementes. Esta planta é originária do Oriente, mas é cultivada em numerosos países de clima temperado da Europa e da América. É uma planta herbácea de 40 a 80 cm de altura, com caule ereto e folhas alongadas e estreitas. As suas flores são azuis claras com 5 pétalas cada. O fruto é uma cápsula que engloba 10 sementes de cor castanha. São estas sementes de linhaça que são utilizadas como fins terapêuticos e também na alimentação.  

As sementes de linho, como também são conhecidas, são extremamente ricas em ácidos gordos insaturados, incluindo o ácido linolénico, ácido linoleico e ácido oleico.

Nos seres humanos o ácido linolénico diminui os níveis totais de colesterol e de lipoproteínas de baixa densidade (LDL = “mau colesterol”). Devido a esta razão, a inclusão das sementes de linhaça na alimentação mediterrânea conduzem a uma redução bastante significativa (cerca de 75%) nas mortes por enfarte do miocárdio.

Outro constituinte fitoquímico de extrema importância é o linhano. Estes linhanos são fitoestrogénios que reduzem a testosterona livre e total bem como a 5-α-redutase, tendo assim um efeito importante na prevenção do cancro da próstata, como prova um estudo realizado em 2008 na Universidade do Texas. Nesse estudo participaram 161 pacientes com cancro da próstata, sendo divididos em 4 grupos distintos: Grupo A, dieta normal (grupo de controlo); Grupo B, 30g/dia de sementes de linhaça; Grupo C, dieta pobre em gordura; Grupo D, 30g/dia de sementes de linhaça e uma dieta pobre em gordura. Ao fim de 30 dias, as análises demonstraram os resultados. As taxas de proliferação das células cancerígenas foram significativamente mais baixas nos dois grupos que estavam a fazer 30g/dia de semente de linhaça. Mesmo quando comparados com o grupo que estava a fazer a dieta pobre em gordura, os resultados são superiores em favor dos grupos B e D.

Resultados semelhantes foram obtidos num estudo realizado com mulheres recentemente diagnosticadas com cancro da mama. O estudo realizado em 2005 conclui que “as sementes de linhaça demonstram um potencial na redução do tumor em pacientes com cancro da mama. Para além disso, outros estudos realizados em 2004, 2010 e 2011 concluíram que as sementes de linhaça potenciam em 53% o efeito do tamoxifeno, o medicamento mais utilizado no tratamento convencional do cancro da mama.

As sementes de linhaça têm também outros efeitos benéficos e de extrema importância para a saúde. Atua como um excelente laxante suave já que evita a irritação gástrica, contribuindo para a estimulação do peristaltismo (movimentos musculares do cólon) e para a lubrificação das fezes. Ao mesmo tempo, as suas mucilagens exercem um efeito cicatrizante e protetor da mucosa intestinal, utilizando-se bastante em patologias como diverticulose e doenças inflamatórias crónicas do intestino (como o síndrome do cólon irritável e doença de Crohn).

Estas sementes são ainda úteis, quando usadas em cataplasma, em casos de inflamações cutâneas e calmantes de dores menstruais e cólicas intestinais.

As sementes de linhaça são encontradas em ervanária, lojas de produtos naturais e supermercados. A dose diária recomendada para as sementes inteiras é de uma a duas colheres de sopa por dia, podendo ser adicionadas em cereais, iogurtes e sopa.

Estas sementes têm todo o interesse terapêutico e preventivo para serem tidas em conta na elaboração de uma dieta rica e saudável, que ajude a manter o estado de saúde.

Tiago Gonçalves Cabeleira (Naturopata)

quinta-feira, 24 de maio de 2012

Era uma vez....

Comecei a ver a série "Era uma vez..." no AXN, e a partir daí não a perdi de vista... Cativou-me e prendeu-me, não só ao ecrã como também às histórias e aos contos ditos "tradicionais", ao cruzamento entre elas e, como não podia deixar de ser, às personagens.
E hoje apeteceu-me escrever um pouco sobre o Mr. Gold, ou... RUMPLESTILTSKIN!

Era uma vez...um homem humilde e pai de um rapaz que, ao quebrar um feitiço, tornou-se num mágico das artes mais obscuras, que pede sempre algo em troca, selando um pacto.

Em Storybrooke, é Mr. Gold, o dono da loja de penhoras, e que possui uma forte influência e poder junto dos habitantes da cidade.

No entanto, o que mais me fascina na personagem, é que lá no fundo, ele não tem mau íntimo. E tem coração. Ele encontrou o amor verdadeiro. Mas durante a série, ao longo dos episódios, apercebemo-nos que ele é uma "faca de dois gumes", pois ora está do lado do bem, ora está do lado do mal, aliando-se à Regina, a bruxa má.


Portugal, no seu esplendor!

Paisagem espectacular, mesmo no CENTRO de Portugal!

Centro Geodésico de Portugal, situado em Vila de Rei: "Com uma altitude de 600 m, este local permite ao seu visitante uma visão de 360º sobre um horizonte vastíssimo, em que se destaca a Serra da Lousã e, com tempo limpo, a Serra da Estrela, esta quase a 100 km de distância."


F A B U L O S O






Brincadeiras de infância

Ainda se recordam das brincadeiras nos tempos de infância? :)

Da minha lista, as minhas preferidas eram:
- saltar à corda com as amigas, e fazer a cantilena do "..são duas macaquinhas a saltar à corda..."
- jogar à macaca, e ver quem é fazia tudo como deve ser, ao pé coxinho, sem pisar os riscos dos quadrados
- a apanhada, ao "toque e foge" e tentar chegar o mais rápido possível ao "coito"
- 1, 2, 3 M A C A Q U I N H O DO C H I N Ê S ! :D
- Mamã dá licença...

E ainda tive a minha fase de jogar ao berlinde, à malha, ao elástico. Enfim...bons e velhos tempos.
Infelizmente, hoje em dia, essas brincadeiras saudáveis e divertidas perderam-se...mas no meu caso, as boas recordação permanecem... (:

segunda-feira, 21 de maio de 2012

O Príncipe Encantado, o MEU Príncipe Encantado

Eu pertenço ao mundo das sonhadoras e das eternas apaixonadas.
Quando vejo alguém apaixonado, ou algum casal a sorrir, a dar as mãos, a trocar aqueles olhares de cumplicidade, de empatia e de paixão, eu sinto-me nas nuvens e até esboço um sorriso que me aquece o coração. Gosto de ser optimista e de pensar que tudo e que todos nós temos um final feliz :)

Todas procuramos o Príncipe Encantado, o "Tal". No meu caso, eu já encontrei o MEU Príncipe. Um Príncipe que se tornou Real. E com ele vou viver, sonhar e partilhar todos os momentos da minha vida

<3


A minha estreia: as minhas primeiras bolachinhas!

Lembram-se das forminhas e do "kit para fazer bolinhos" que comprei no IKEA?
Pois bem, já os estreei! Utilizei as forminhas, o rolo da massa e o tabuleiro!

Aqui fica a receita super simples de se fazer:

Ingredientes
* 200 gr de margarina
* 500 gr de farinha s/ fermento
* 200 gr de açúcar (eu utilizei açúcar amarelo)
* 2 ovos
* canela (polvilhei a olho)

Modo de preparação
^ derreter a margarina em banho maria
^ bater o açúcar e a margarina já derretida
^ juntar os ovos um a um ao açúcar e à margarina
^ bater tudo muito bem até ficar cremoso e com bolhinhas
^ no final juntar de uma só vez a farinha
^ bater tudo novamente até ficar em massa

^ sempre com a farinha à mão, para a massa não pegar, estender com o rolo até formar uma superfície homogénea, nem muito fina nem muito grossa (o suficiente para depois se moldar com a forminha)
^ a partir daí, já com a massa estendida, e polvilhada com farinha, usufruir das forminhas!
^ pré-aquecer o forno
^ forrar o(s) tabuleiros(s) com papel vegetal, colocar as bolachinhas (ainda em massa) e levar ao forno
^ TºC - cerca de 190º, mas depende do forno que temos. Convém ir controlando

Et...VOILÀ!!! Bolachinhas de canela em vários formatos! :)

No meu caso temos:
CORAÇÕES
ESTRELINHAS
BOLINHAS
QUADRADOS
FLORES
PEÇAS DE PUZZLE

:D

Vejam o resultado!
É tão simples de se fazer e podemos dar asas à nossa imaginação! <3



Que tipo de condutor somos?

Eis o que encontrei na revista "Visão": um teste para saber se somos condutores agressivos.
Eu já o fiz. Deu-me "Bom" como resultado. Não sou muito agressiva ;)

http://visao.sapo.pt/e-um-condutor-agressivo-faca-o-teste=f665331

sábado, 19 de maio de 2012

A Saúde pela Natureza !

Esta semana, o Tiago escreve sobre o ginkgo biloba :)


GINKGO: O TÓNICO CIRCULATÓRIO


O ginkgo, também conhecido como Nogueira-do-Japão, tem como nome científico ginkgo biloba. Esta árvore pode atingir até 30 metros de altura e as suas folhas caducas, grossas e elásticas, são, desde jovens, divididas em dois lóbulos (duas partes). É uma planta originária da China, Japão e Coreia mas, actualmente, é bastante cultivada na Europa. Com fins terapêuticos utilizam-se as folhas da planta.

O EGB (extracto de ginkgo biloba) está standartizado para conter 24% de glicosídeos flavonóides denominados ginkgoflavonas (grupo de metabolitos secundários). Contém ainda proantocianidinas, rutina (vitamina P) e terpenos. São estes constituintes que conferem as principais características terapêuticas desta planta.

O EGB produz alterações vasoactivas arteriais e venosas que aumentam a perfusão tecidual e o fluxo sanguíneo cerebral. Os efeitos fisiológicos são atribuídos à capacidade do EGB de provocar vasodilatação arterial, inibir os espasmos arteriais, diminuir a permeabilidade capilar, reduzir a fragilidade capilar, diminuir a viscosidade do sangue e reduzir a agregação dos eritrócitos (glóbulos vermelhos).

Assim, apoiado em estudos científicos, os usos relatados do EGB incluem: o aumento da tolerância à hipoxia (falta de oxigénio nas células), a redução do edema e lesões na retina, a remoção dos radicais livres, o aumento da capacidade de memória e de aprendizagem, o aumento da capacidade de concentração, o aumento da fluidez do sangue, neuroprotector e a redução da progressão da demência.

De facto, após muita investigação, descobriu-se que, principalmente nos neurónios, o ginkgo exerce um efeito neuroprotector pelo facto de aumentar a taxa de sobrevivência dos neurónios, aumentar os valores de ATP (adenosina-trifosfato, responsável pelo armazenamento de energia) e aumentar a captação de oxigénio e glicose a nível cortical. O ginkgo tem ainda capacidade de regular os neurotransmissores, aumentando a libertação, a recaptação e o catabolismo da dopamina, adrenalina e acetilcolina (neurotransmissores).

O EGB padronizado está entre as plantas medicinais mais prescritas na França e na Alemanha, sendo neste último, recentemente aprovado para o tratamento da demência.

Tradicionalmente, o EGB é utilizado em casos de desgaste mental associado a trabalho excessivo, stress e é muito popular entre os estudantes, devido às suas capacidades estimulantes sobre a capacidade de concentração e de memória. É ainda muito utilizado em casos de cefaleias (dores de cabeça) e acufenos (zumbidos nos ouvidos).

Este suplemento pode ser facilmente encontrado em lojas de produtos naturais e ervanárias. Está disponível em cápsulas bebíveis e em comprimidos de toma oral. Usualmente, as cápsulas bebíveis são tomadas uma vez por dia em jejum, quando utilizado para as cefaleias ligeiras, aumento da capacidade de memória e concentração e diminuição do desgaste mental. Os comprimidos têm diversas posologias de acordo com a patologia apresentada. Para a demência utiliza-se entre 120 e 240mg divididos em duas tomas diárias. Para doença arterial e acufenos utiliza-se de 120 a 160mg diárias divididas igualmente em duas tomas. Para se notarem realmente os efeitos aconselha-se que a toma do EGB não seja inferior a 4 semanas.

Aconselha-se precaução para quem esteja a fazer medicação anticoagulante ou antiplaquetária devido à acção antiagregante plaquetária do EGB.

O ginkgo biloba é uma planta com diversas acções terapêuticas, tendo uma acção bastante efectiva e comprovada com largos estudos científicos e é utilizada largamente por todo o mundo com enorme satisfação por parte de quem a utiliza regularmente.



TIAGO GONÇALVES CABELEIRA (NATUROPATA)

Sugar...sugar...sugar

Segundo um artigo da revista "Visão", o consumo de açúcar está fortemente associado à capacidade de memória. O estudo foi realizado na Universidade da Califórnia, com base numa experiência laboratorial com ratos.

http://visao.sapo.pt/demasiado-acucar-pode-fazer-nos-estupidos=f665151



quinta-feira, 10 de maio de 2012

Corrida da Mulher 2012

EU VOU


Aguinha só faz bem !

Cerca de 90% dos ataques de coração ocorrem de manhã cedo e podem ser minimizados se tomarmos um ou dois copos de água antes de dormir.

Bebendo água na hora correcta, maximizas a sua efectividade no corpo humano:
~ 1 copo de água depois de acordar – ajuda a activar os órgãos internos
~ 1 copo de água 30 minutos antes de uma refeição – ajuda a digestão
~ 1 copo de água antes de tomar um banho – ajuda a baixar a pressão sanguínea
~ 1 copo de água antes de ir para a cama – evita um derrame cerebral ou ataque de coração

TOCA A BEBER ÁGUA!


'Bora lá provar! :)

Nova fragrância da DKNY - Sweet Delicious - inspirada nos cupackes, com três sabores à escolha: Tart Key LimeCreamy Meringue  +  Pink Macarron = Nhami Nhami :p
Tenho de ir "provar" !

terça-feira, 8 de maio de 2012

NOVIDADE: RÚBRICA SEMANAL!

"A Saúde pela Natureza" é a nova rúbrica semanal, da autoria de Tiago Cabeleira (Naturopata).
Cada semana teremos um artigo diferente com informação que poderá ser bastante útil.
Não percam!


CARDO-MARIANO: A PROTECÇÃO HEPÁTICA

O Cardo-Mariano, também conhecido como Cardo-de-Santa-Maria ou Cardo-Leiteiro, tem como nomes científicos Silybum marianum ou Carduus marianus L. Está descrita como uma planta vigorosa, de aspecto espinhoso, que atinge até dois metros de altura. As suas folhas, grandes e espinhosas, chamam a atenção pelas manchas brancas que se estendem ao longo das nervuras. É uma planta originária da região mediterrânea, mas vegeta também na Europa Central, na América e Sul da Austrália. Esta planta é muito cultivada e é frequente em Portugal.

As suas propriedades terapêuticas devem-se à silimarina, da qual a silibidina é o principal constituinte. A silimarina é capaz de estimular a regeneração das células hepáticas, estimular a síntese de proteínas nas células hepáticas, e além disso possui uma importante acção anti-inflamatória sobre o mesênquima do fígado (tecido fibroso de suporte). A silibidina tem capacidade de aumentar a produção do glutatião, um poderoso antioxidante. O glutatião constitui muito simplesmente a primeira linha de defesa do organismo contra o stress oxidativo e os múltiplos xenobióticos (toxinas exógenas como os benzenos, metais pesados, pesticidas e outros) que agridem permanentemente as nossas células. A acumulação dos danos oxidativos é o mecanismo bioquímico mais vulgarmente reconhecido do envelhecimento e da degradação das funções fisiológicas a ele associada. Existe uma correlação directa entre o envelhecimento e a redução das concentrações intracelulares de glutatião, bem como uma forte correlação entre o aumento destas concentrações e o aumento da taxa de sobrevida.

Por tudo isto, confere-se acção terapêutica ao Cardo-Mariano nas seguintes situações: degenerescência gorda do fígado, inflamação do fígado, intoxicações por substâncias hepatotóxicas, hepatite, insuficiência e congestão hepática, cirrose hepática.

Recentes estudos científicos realizados comprovaram as propriedades destes compostos quer na desintoxicação e protecção hepática, quer como anti-cancerígeno. As propriedades descritas incluíram: protector hepático, potencial anti-cancerígeno, desintoxicação hepática, preventivo da hepatotoxicidade resultante da quimioterapia, possível capacidade de tratar directamente o cancro, anti-inflamatório, actividade anti-metástases, indutor da apoptose, redução da toxicidade resultante da radioterapia, efeito contra as células do Carcinoma Hepatocelular (CHC), inibidor da proliferação das células neoplásicas, actividade anti-cancerígena e redução da angiogénese.

Após tomar conhecimento de todas estas propriedades do Cardo-Mariano, importa compreender porque é essencial manter a saúde hepática e o correcto funcionamento do fígado

O fígado é o maior órgão interno do corpo humano e funciona como glândula anexa ao tubo digestivo. Fica situado na porção mais elevada da região abdominal logo após o diafragma. Desempenha funções digestivas e excretoras importantes, armazena e metaboliza nutrientes, sintetiza novas moléculas e purifica químicos nocivos. Tem ainda as funções de produzir bílis, armazenamento, biotransformação de nutrientes, desintoxicação, fagocitose e síntese.

O Cardo-Mariano é considerado o principal protector para o fígado, um órgão de extrema importância e que desempenha funções vitais tanto para a saúde como para o bem-estar de quem o toma. Este suplemento pode ser facilmente encontrado em lojas de produtos naturais e ervanárias. A posologia recomendada é de 420 mg a 800mg, em toma única ou dividida em duas ou três tomas diárias.

TIAGO GONÇALVES CABELEIRA
 

segunda-feira, 7 de maio de 2012

Mal habituados...boa semana!

Chuva fora de época é o que se vê. O caos completo.

Quando chove, parece que o dia corre logo mal, ou porque perdemos o autocarro, ou porque alguém nos molha quando passa de carro, ou porque era uma vez um chapéu-de-chuva, ou porque chegamos ao trabalho que nem pintos, molhadinhos da cabeça aos pés, ou por mil e uma outras razões.

A verdade é que, se começamos com o pé esquerdo logo pela manhã, isso é meio caminho andado para que o resto do dia nos corra para o torto, e isso reflecte-se também nas pessoas. Parece que a chuva faz com que fiquemos mau humorados, mais cansados, mais fartos e desejosos para que o dia passe a correr e que cheguemos a casa. Home sweet home.

Mas, como já dizia o velho ditado, "quanto mais depressa mais devagar". Mais outras mil e uma razões.
Ou porque nos esquecemos de algo e isso já nos vai fazer atrasar tudo o resto. Ou porque apanhamos um trânsito infernal. Ou porque as pessoas que vão no autocarro ou em qualquer meio de transporte não se calam e nós só queremos paz e sossego. Enfim...parece que nunca mais chegamos ao nosso "cantinho".

E no final das contas, quando acabamos por já estar em casa, é que temos consciência que o dia, apesar de toda a agitação, correria e má disposição à mistura, passou num ápice, e que o nosso corpo necessita de descanso e a nossa cabecinha de paz.

Mal caimos na cama, nem pensamos duas vezes. Só pensamos em dormir e que o amanhã seja mais divertido, e que passe depressa, porque aquilo que nós verdadeiramente desejamos é que chegue a sexta-feira (YEAHH!).

BOA SEMANA!

domingo, 6 de maio de 2012

Aiai Homer!

Ainda se lembram da cabecinha do Homer e do que ele pensa?
Ora bem...uma das coisas que ele está sempre a pensar...e a comer também...são os donuts!!! :)




Para todas as mamãs, e em especial para a minha <3

Sweet dreams *

Já é Domingo. 1º Domingo de Maio. Dia da Mãe. Dia de muitas surpresas :)
Sweet dreams *

My Valentine

Estava com o VH1 ligado, e eis que começo a ouvir esta música e a seguir atentamente o clip...
Tem uma mensagem simples, mas bonita.

sábado, 5 de maio de 2012

A covinha do ladrão

A covinha do ladrão sempre me acompanhou durante a infância e continua a acompanhar-me.
A covinha do ladrão é a covinha que todos nós temos atrás da cabeça, na parte de baixo.
A covinha do ladrão é a covinha que dá alguma comichão.
A covinha do ladrão é a covinha onde os piolhos gostam de se aninhar lá.
A covinha do ladrão é a covinha mais engraçada e fofinha de sempre.
A covinha do ladrão é a covinha que eu nunca esquecerei.
É a minha covinha do ladrão <3

Bom fim-de-semana!

quinta-feira, 3 de maio de 2012

Boa noite

Ainda se lembram do Vitinho? Boas recordações... E boa noite *

O original !


E porque eu gosto da música...aqui vai!

Pingo de promoções !

Não se fala noutra coisa, a não ser no Pingo Doce e na agitação que ocorreu no suposto "Dia do Trabalhador - 1 de Maio".

Por isso, os locutores da Rádio Comercial apanharam, e muito bem, esse acontecimento ao dedicar uma canção adaptada dos Azeitonas "Anda Comigo Ver os Aviões". Bem apanhado!


Novo livro na mesinha-de-cabeceira =)

Hoje terminei a saga III dos "Mistérios de Osíris - O Caminho de Fogo". Não resisti e já folheei o quarto e último, e li as primeiras páginas. Estou a "devorar" o Christian Jacq e a ficar viciada na literatura romanceada e histórica acerca do Egipto.

A história é sobre um jovem escriba de nome Iker que, após artimanhas montadas pelos descrentes (os maus da fita), é posto à prova e enfrenta mil e um perigos e aventuras, os quais consegue sempre superar.

Tenho a certeza que este último não me vai desiludir :)